quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Iscas de peixe ou porção de fritas!

Gentes, algumas invenções são deveras importantes para a vida humana. E nesta semana, me peguei pensando quão importante é uma das mais novas invenções da humanidade. Claro, nem tão nova se comparado ao pára-quedas, mas enfim, pode ser considerada como novinha, novinha! Aliás, o pára-quedas... quem diria hein! O Da Vinci, aquele do código, quase se matou com a porcaria, e agora se usa até como esporte. Báh, acho tri isso de pára-quedas e bibibi, mas quanto mais perto do chão eu ficar, melhor. Mas bem, estou tergiversando!
Voltando a falar da invenção que estive a pensar nesta semana, penso como isso realmente mudou a vida das pessoas, quer ver só? Nova linha, parágrafo, travessão:
- Porções de aperitivo!
É ou não uma boa invenção?
E nesta semana me vejo no entremeio dos pecados da gula, mén, e me aflige a questão das porções, cara! Estou realmente em dúvida do que é melhor, porções de iscas de peixe ou porções de batata frita. Isso que ainda nem entrei no mérito do camarãozinho fritinho. Oh! Dúvida Cruel! Estou quase que como Hamlet, manja?
Às vezes a vida é muito complicada mesmo...
P.s: Quanto a Bohemia eu não tenho nenhuma dúvida...

sábado, 22 de janeiro de 2011

A mulher casada que morreu solteira! - Final

Todos os que ali estavam ficaram pasmos com a notícia dita assim, de supetão. Tito, o melhor amigo de Olavo? Mas como então? Ele havia matado a mulher que Olavo tinha como sua? Mas por quê? Qual o motivo deste destempero?
Ninguém achava explicação para tal ato. Porque alguém, a quem sempre Mariana tratou com denodo e respeito, apesar de reticente, haveria de lhe querer causar mal?
O próprio Tito encarregou-se de explicar:
- Fui eu, fui eu, fui eu. Foi por minhas mãos que ela partiu desta para outra melhor. Estas mãos sujas de sangue que ora lhes mostro. Estas mãos tiraram a vida de Mariana, porque Mariana tirou-me os sonhos, Mariana tirou-me a minha vida.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A mulher casada que morreu solteira! - Capítulo VI

Pois foi esta Mariana que foi encontrada sem vida em casa, numa tarde fria e chuvosa de agosto. Foi a Mariana de Olavo, a Mariana de porcelana chinesa, de olhos verdes como a grama, e que agora tão frios quanto o dia se encontravam.
Ninguém acreditou de pronto. Foi preciso que o próprio Olavo confirmasse o fato ao Padre, quando solicitou a ele que o acompanhasse até a delegacia para dar parte do infortúnio. Disse ele ao delegado:
“Cheguei a nossa casa e num primeiro relance não a vi. Procurei por todas as dependências, até que a vi no chão da cozinha, sem responder a meus chamados. Corri em sua direção, pois sabia que não era coisa normal de acontecer.

Pós Graduação Gestão de Pessoas é no CESF (4ª Edição!!!)

Recebi hoje a informação de que estão abertas as inscrições para a 4ª Edição do curso de Pós-Graduação Gestão de Pessoas do CESF – Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha.
Escrevo esse post para dizer que fui aluno da 1ª Edição dessa Pós Graduação e RECOMENDO a todos os profissionais que lideram equipes ou que pretendem expandir seus conhecimentos na Área de Recursos Humanos, pois se trata de um EXCELENTE curso em nível de especialização.

Sob a batuta da Professora Ms. Ivadete Ravanello, a Pós Graduação em Nível de Especialização Gestão de Pessoas do CESF, destaca-se entre os cursos dessa natureza disponibilizados em nossa região.

O conteúdo das disciplinas e a qualificação do corpo docente é fruto de uma criteriosa seleção que garante aprendizado de alto nível aos participantes.

Vale a pena conferir mais informações no site http://www.cesfar.com.br/

Ata de reunião!!!

Ontem, como já anunciado em post anterior, foi realizada a reunião da equipe do blog. Foi lá na casa do Paulinho, cuja foto também foi estampada em post intitulando “Reunião do blog na casa do Paulinho” dê uma olhada, corra o mouse que está logo aí embaixo.
Estiveram presentes na reunião 100% dos integrantes do blog, ou seja o Paulinho (Véio) o Lazie (B.Ó) o Maicon (Playmobil) e eu. O secretário geral da reunião foi o Maicon, que brilhantemente coordenou os trabalhos. Nem tão brilhantemente assim, mas alguém precisava coordenar...
Tratamos de vários assuntos que em breve poderão ser percebidos, por isso continue acessando e confira.
Não posso revelar o que foi tratado, mas com certeza o blog terá melhorias para nossos fieis leitores que nos dão a honra dos seus acessos.

Boa leitura à todos!!.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A mulher casada que morreu solteira! - Capítulo V

Mas no dia seguinte Tito não apareceu. Olavo estranhou a ausência do amigo, mas depois, quando Mariana surgiu para o café ao seu lado, esqueceu-se completamente de Tito, e passou a dedicar seus olhares, gestos e palavras àquela a quem seu coração pertencia.
Tito não apareceu no dia seguinte, nem no outro. Apenas no quarto dia de retorno deu as caras por lá. Chegou com ares cansados, trocou poucas palavras enquanto Mariana estava com eles, e somente depois que ela se afastou é que a conversa com Olavo tomou o rumo de sempre. Pareciam novamente os dois amigos inseparáveis. Durante várias semanas, assim ocorria. Com Mariana por perto, conversas beligerantes. Com Mariana longe, colóquios cúmplices entre velhos amigos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A mulher casada que morreu solteira! - Capítulo IV

Após o dito, Mariana deu-se por convencida de que realmente a vida junto com Olavo era o que deveria buscar.
- Pois então, o tempo da tua espera será apenas o tempo de juntar as poucas coisas que tenho, arrumar na mala e partirmos. Daqui levo pouco, apenas algumas roupas e acessórios. Mas no coração levo algo maior e mais forte: o amor que tenho por ti, e o sonho de ser tua para sempre.
Assim foi. Mariana juntou roupas, perfumes e jóias, colocou tudo numa pequena mala e pronto. Rumo a uma nova vida. Rumo à felicidade ao lado de seu amado.


Reunião do blog na casa do Paulinho

Dia desses andei escrevendo post’s com críticas ferrenhas ao excesso de reuniões que ocorrem nas empresas. Não mudei meu pensamento a respeito, continuo achando que as reuniões são promovidas sem que se avalie a real necessidade de reunir-se.
É chegada a hora, entretanto, de realizarmos uma reunião da equipe do blog.
O termo não é muito adequado, porque como disse nos post’s anteriores, RE-união serve para quando o grupo está desunido e definitivamente esse não é o caso dos integrantes do blog. Eu (Dezã), o Paulinho (Véio), o Maicon (Playmobil) e o Lazie (B.Ó), estamos sempre unidos com o objetivo de fazer com que este canal de comunicação com o mundo se torne cada vez mais presente na vida das pessoas e exerça o papel para o qual foi idealizado, que é levar alegria, descontração e reflexão aos leitores, ainda que discordem das idéias que aqui são lançadas.
Tendo em conta isso tudo, amanhã, quinta-feira, nos reuniremos na casa do Paulinho para tratarmos assuntos relacionados ao blog. Atualmente estamos com uma média de 100 acessos diários, o que nos gratifica, porém confiamos no conteúdo que temos levado aos nossos leitores e almejamos mais acessos como forma de socializarmos nossas idéias e buscarmos novos horizontes a partir da participação dos leitores o que é sempre algo salutar.

Continue acessando o http://mundialmenteconhecido.blogspot.com/ e até breve com novos post’s.
Ah!! E não percam a série que está sendo publicada pelo Paulinho sobre “a mulher casada que morreu solteira”. É fantástica!!


A mulher casada que morreu solteira! - Capítulo III

Tito falava por amizade e respeito, mas no seu íntimo sabia que Olavo estava decidido e nada nem ninguém o faria mudar de idéia.
Nem bem amanheceu e Olavo já se fez pronto, banho tomado e barba feita. Tomou um rápido desjejum e dirigiu-se aos carros de aluguel.
- Leve-me a Rua Quintino Bocaiúva. Irei buscar a mulher de minha vida!
Ao chegar à rua, Olavo ainda permaneceu por alguns instantes no carro, as palavras de Tito lhe remoendo os pensamentos. Por um instante, pequeno é verdade, teve dúvidas se o que estava por fazer era realmente o que devia fazer. Mas esta dúvida lhe durou parcos segundos. Pagou ao chofer e desceu.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A mulher casada que morreu solteira! - Capítulo II

Apenas uma única vez Olavo não ouviu os conselhos de Tito. Foi quando a conheceu. Naquele instante, em que seus olhares se cruzaram, sabia que ela seria sua, e ele seria inteiramente dela, para sempre, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. E no resto também. Disse isso a Tito ainda na casa de favores.
- Ela será a minha mulher, Tito. Vou levá-la comigo ainda esta noite.
Olavo então foi até ela, contou-lhe seus sentimentos e lhe pediu, quase aos prantos, que ela fosse embora com ele dali. Ainda assustada, ela lhe disse que já tinha notado os olhares de Olavo, mas que assim, pega no calor da hora, nada poderia decidir. Pediu então a Olavo que a procurasse em casa no outro dia, na Rua Quintino Bocaiúva, para terem uma conversa mais reservada e definitiva sobre o assunto. Olavo passou o restante da noite em claro, em vigília.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A mulher casada que morreu solteira!

Caríssimos, a partir de hoje teremos mais um continho para alegrar-lhes... Divirtam-se...

Capítulo I

Todos sabiam que ela era uma barregã. Por isso ninguém lhe chorou a morte. Ninguém a não ser Olavo, a quem ela destinava seus favores e que a amava mais do que qualquer mulher um dia sonhou ser amada.
Muitos a abominavam por isso. Ora, contentar-se em ser amásia! Ninguém naquela pequena cidade poderia aceitar um desvario desses. Eram todos respeitosos das leis divinas e o matrimônio era um dos votos que mais prezavam. Tanto era assim que nas casas de família Olavo não a podia levar, pois não era de bom tom que Ela ali estivesse.

Do glamour do Barra Shopping à miséria do posto de combustível

Frequentar shopping center não é meu forte, até vou de tempo em tempo, mas não é dos locais que mais me atraem, ainda mais vivendo aqui pela região da Serra Gaúcha, que temos um belo shopping, é verdade, mas até bem pouco tempo o único que pode ser verdadeiramente chamado de shopping.
Então ficamos assim: não sou muito de shopping e ainda temos apenas um, então nada muda entre uma ida e outra, logo não vou tantas vezes.
Mas não tenho absolutamente nada contra quem freqüenta esses estabelecimentos, muito antes pelo contrário, são verdadeiros centros de consumo onde se encontra de tudo um pouco e ainda conta com estacionamento, segurança e o conforto do ar-condicionado, que nesses dias de calor é um diferencial e tanto. E tudo isso tem seu preço obviamente, lembre-se: bem ou mal vivemos no mundo dito capitalista.
No último final de semana, entretanto, mesmo não sendo freqüentador assíduo de shopping’s resolvi visitar um lá na capital Porto Alegre. Sim, a capital não é longe, cento e poucos quilômetros. Ela fica longe durante a semana por conta da entediante BR 116 que congestiona, mas aos finais de semana é bem tranquilo. Mais tranquilo ainda que fui muito bem acompanhado, diferente de quando se vai sozinho, ou então pulando dentro do carro rebaixado do Maicon (Playmobil).
Bom, fui ao Barra Shopping, um dos maiores e talvez o mais recente aberto em Porto Alegre. Já havia estado lá outras vezes, mas a trabalho, desta vez fui passear no centro do consumo.
Interessante, mesmo em época de pouco movimento nas cidades e muito agito no litoral, lá estavam as pessoas, passeando, comprando, comendo, bisbilhotando nas centenas de lojas que vendem dezenas de milhares de produtos de toda espécie.
Lá também tinha um equipamento de arvorismo para crianças, os pais pagam um determinado valor e as crianças praticam o esporte utilizando todos os equipamentos de segurança necessários, além de serem monitoradas por profissionais que garantem toda a segurança para que nada de mal aconteça.
Os pais, por sua vez, fotografam, filmam e paparicavam as crianças, todas limpas, bem vestidas e bem alimentadas, que desfrutavam de um belo domingo de lazer no shopping com ar-condicionado. Custa dinheiro, mas é bom. Como diz o ditado: “caro é o ruim”.
Mas eis que voltando do shopping, lá em São Leopoldo parei num posto de combustível pra comprar refri e batata frita, pois minha companheira come sem parar... e lá encontrei mais crianças, só que desta vez não praticavam arvorismo, nem estavam limpas e bem alimentas. Pediam esmolas. Sujas e maltrapilhas.
Assim como lá no shopping, estavam acompanhadas dos pais que se escondiam, mas não eram fotografadas, nem filmadas, nem paparicadas por eles, eram repreendidas caso não obtivessem esmolas dos clientes do posto.
Sei que não contei nenhuma novidade, mas penso ser útil lembrar e refletir sobre o antagonismo que cerca a nossa sociedade moderna e consumista, pois enquanto uns vivem no glamour, outros vivem na miséria. E é tudo gente feita de gente, que sente fome, frio, calor. Gente que tem condições de amar e ser amada. E gente que não tem a oportunidade de sequer saber o que é o amor.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro: festa, fortuna, tragédia e desolação!

Enquanto mais de 20 mil pessoas comemoravam a apresentação do novo Rei do Rio, Ronaldinho Gaúcho, milhares de pessoas não menos seres humanos que Ronaldinho, viviam e ainda vivem uma das maiores tragédias da história do Rio de Janeiro em função das fortes chuvas que se abateram sobre o estado.
Enquanto na Gávea, milhares de pessoas aglomeradas buscavam o melhor ângulo pra ver o ídolo Ronaldinho, milhares de outras pessoas choravam a perda de familiares e dos seus parcos bens materiais.
Mas a desolação e o infortúnio das pessoas que tudo perderam e agora olham para o nada sem perspectivas na vida não é importante.
O importante é ver Ronaldinho, fotografar, noticiar, endeusar. Enfim, consumir e viver de Ronaldinho, um mega milionário que sequer deve ter noção da tragédia que acontece bem ao seu lado e que está ceifando a vida de pessoas que jamais pediram pra viver (e morrer) em condições tão adversas.
Este é o Rio de Janeiro do grande Flamengo.
Este é o Rio de Janeiro do Grande Rei Ronaldinho.
O Rio de Janeiro que não está tão lindo.
Espero que o Estado saiba ajudar as pessoas que hoje sofrem de forma anônima, à sombra do novo Rei, afinal a vida humana ainda é mais importante do que futebol.

Káká tinha razão

Felizmente a novela envolvendo a contratação do jogador Ronaldinho Gaúcho teve um final feliz para a nação tricolor que acompanhou o desenrolar das negociações nos últimos dias. Afirmo que o final foi feliz porque foi do jeito que foi, ou seja com uma demonstração clara de absoluta falta de caráter, do jogador e do seu irmão/empresário, Sr. Roberto de Assis Moreira.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

The dream is not over, tchê!

Na minha última semana de férias da “firma” fui visitar meus pais, lá nas Missões. Oh!, eu sei caro leitor, falando assim posso transparecer um pouco de exibicionismo, mas creia, não é nada disso. Eu sou missioneiro mesmo, nasci por lá.
Mas bem, nesta minha visita tive o prazer de escutar novamente alguns clássicos do cancioneiro popular, cantados na voz de grandes mestres da cultura missioneira, como Pedro Ortaça, Noel Guarany e Cenair Maicá, dentre outros. Músicas que fizeram parte da minha infância, e me trouxeram inúmeras e boas recordações de bailes, jogos de bocha e namoricos. Bons tempos, mén, bons tempos.

“Se meu destino é cantar, eu canto
Meu mundo é mais que chorar, não choro!
A vida é mais do que pranto, é um sonho
Com matizes sonoros.”

Poesia, a mais pura poesia, manja?

Dica de música: Romance do Petiço Mitay, do Noel Guarany. É um classico, que bota no bolso até os Beatles.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pequenas histórias!

Minha filha Júlia está gostando do negócio de escrever pequenas histórias. Começou com a Tartaruga e o Leopardo (leia nas antigas do blog), e não parou mais. É bacana ver ela sentadinha na frente do nótibuqui digitando, sorrindo com seus devaneios infantes.
Aí me pergunto: Porque cargas d’água (olha, um apóstrofo!) não seguimos, na vida adulta, tendo esses mesmos devaneios?
Existe um espaço no tempo em que nossa cabeça resolve de ser adulta, e sempre tem um sabe-tudo que vem nos dizer que adultos não podem agir como crianças. Pindarolas! Ser criança é bem legal!
Ó, lê aí:
Drogas, nem pensar! – Essa história tem que ter fim.
Autor: Júlia Goulart (6 anos)

Parte 1
Era uma vez um menino que cheirou cola de sapateiro e começou a fumar maconha, e os pais xingaram o guri. Ele leu uma historinha.

Parte 2
A história era do Milônico. Ele morreu por causa da droga.

Parte 3
Eu vou parar de tomar drogas mamãe, disse o menino.
Acho bom, falou sua mãe.
Então, o menino falou para quem lhe vendeu a droga:
- Eu quero o meu dinheiro de volta, ladrãozinho.
- Então devolve a maconha.

Fim!!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Converse com os blogueiros


Caros leitores

Agora o Mundialmente Conhecido na Minha Rua possui um email para receber as críticas, sugestões de post's, cantadas, desafios, enfim, qualquer idéia que lhes passe pela cabeça e queiram dividir com nós.

mundialmenteconhecido@hotmail.com

Esse contato também servirá como msn que eventualmente estaremos online para conversar com nossos seguidores. Então, nos adicione em seu messenger.

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):