sábado, 28 de abril de 2012

Dica de Livro


Para os colegas Advogados e também para aqueles que optaram por uma outra formação mas gostam do Direito ou pretendem estudá-lo, Código da Vida, de Saulo Ramos, é uma ótima opção de leitura, que relata um caso verdadeiro de uma fantástica batalha judicial de uma família e faz um apanhando magnífico sobre a história política do Brasil desde a Ditadura até os nossos dias atuais.
Procurador Geral da República e Ministro da Justiça do Governo Sarney, Saulo Ramos é um renomado advogado brasileiro que agora, já aposentado, nos brinda com essa obra que indico para quem procura uma leitura diferenciada que agrega conhecimentos gerais. E não há lugar melhor pra indicar uma leitura diferenciada do que aqui no bloguezinho, cujos leitores são diferenciados.
Boa leitura!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fim da Contribuição Sindical CUIDADO!!!!

Circula no noticiário que a CUT- Central Única dos Trabalhadores, está movendo esforços para mudar a legislação no que se refere as contribuições pagas pelos empregados aos sindicatos. Confesso que fiquei um pouco surpreso com o pano de fundo da notícia porque ela, a CUT, principal central sindical brasileira, prega o fim da contribuição sindical.
A contribuição sindical, pra quem não sabe, é aquela obrigatória, é um dia de trabalho do mês de março que a empresa desconta na folha de pagamento e repassa para o sindicato.
Diz a CUT que não acha justa essa contribuição compulsória porque onera demais os trabalhadores. E vai além: prega também o fim da contribuição assistencial e da contribuição confederativa. Quase caí da cadeira!!
A contribuição assistencial é aquela prevista na convenção coletiva e a confederativa é definida por assembleia. Nenhuma das duas é obrigatória, podendo ocorrer a oposição por parte do empregado, embora a maioria dos trabalhadores não saibam disso e geralmente acabam pagando.
Ainda há uma quarta contribuição que é a associativa, esta além de não ser obrigatória, só é devida se o empregado for associado ao seu sindicato, ou seja, além de não obrigatória, o trabalhador deve atraí-la para si, mediante a associação ao seu sindicato para que tenha mais um desconto em sua folha de pagamento.
Pois bem, a CUT pretende acabar com as contribuições sindical, assistencial e confederativa, mantendo a associativa e criando uma nova contribuição a ser definida na convenção coletiva. Uma assistencial com outro nome.
A diferença é que essa nova contribuição teria um “teto máximo”, entretanto obrigatória.
E é ai que fiquei preocupado. Quanto será esse “teto máximo”? E essa tal “obrigatoriedade”, o que querem dizer com isso?
Vejam, se o teto máximo for maior que um dia de salário (valor da contribuição sindical) e for “obrigatória”, então a receita vai aumentar ao invés de diminuir, pois além de garantir o dia de trabalho que já existe, ainda vai evitar as cartas de oposição que ano a ano ganha adeptos.
Não sei não, quando a esmola é demais o santo desconfia, isso pode nascer com uma carinha inocente e se transformar num monstro ali adiante. 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Uma linda voz

Rio de Janeiro, quarta-feira, 28 de março de 2012 22h01min
Esse post foi adaptado, pois a versão original foi escrita no Aeroporto do Galeão (Tom Jobim) no momento em que a situação nele relatada  ocorria. Como demorou para pousar aqui no blog em razão do “tráfego  postal” que priorizou a postagem de outros assuntos, agora vai aí com um rearranjo.
É o relato de mais um contratempo gerado pela nossa insuficiência em termos de transporte no país da Copa, da Olimpíada, da Rufolo, do Demóstenes, do Carlinhos Cachoeira e outras tantas coisas que dá vontade de chorar. Venho falando frequentemente sobre o caos do transporte no Brasil, se você procurar post’s anteriores aqui no blog vai encontrar minhas duras críticas em relação a esse assunto. E naquele 28 de março não foi diferente. O voo atrasou. E muito. Era pra ser às 20h do Aeroporto Santos Dumont para Porto Alegre. Foi cancelado. Então fui transferido para o Aeroporto do Galeão para um voo às 22h22min. Atrasou porque as condições climáticas que provocaram o fechamento do Santos Dumont praticamente o dia todo geraram um tráfego aéreo intenso e isso atrasou tudo.
Fiquei cansado, com fome, com sono e não havia nada que se pudesse fazer a não ser esperar. Menos mal que pude fazer isso escrevendo pro blog, o que é sempre um prazer.
E no escrever, fui tomado por uma curiosidade. Pensei naquele momento que  gostaria de conhecer aquela mulher lá do Galeão que anuncia os embarques, dizem que voz bonita é sinônimo de mulher feia. Não concordo, mesmo não conhecendo a moça, porém, se isso for verdade aquela senhorita ou senhora, quiçá anciã, deve ser de assustar, pois sua voz é aveludada, maravilhosa, soa como música para os ouvidos. Até o anúncio de voo atrasado fica melhor na voz dela. 

sábado, 14 de abril de 2012

O "inafundável" afundou

Hoje completa 100 anos do naufrágio mais famoso da história, o Titanic, aquele que foi construído pelo homem e que já nasceu com a fama de "inafundável". Pois é, afundou na sua primeira viagem.
Fica a dica. É bom cuidar do que se fala...
O mais importante no dia de hoje, porém, não é isso.





Hoje, acima de tudo é o aniversário do nosso Amigo e blogueiro Lazie, uma cara sensacional. Esse com certeza sabe o que dizAbarço Lazi!! Felicidades!!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

OBRIGADO ASSIS MOREIRA

COMPROVADO: ASSIS AMA O GRÊMIO
Roberto Assis Moreira, ou simplesmente ASSIS. UM VERDADEIRO GREMISTA!!
Rendo aqui minha homenagem a esse que deve ser enaltecido e reconhecido por toda a Nação Tricolor como um dos MAIS HONRADOS GREMISTAS.
Roberto Assis Moreira, nosso sempre ídolo idolatrado ASSIS. Este HOMEM Provou ser gremista, quando todos o chamaram de mercenário!!!
Mas ASSIS não é mercenário, apenas AMA E DEFENDE O GRÊMIO.
E é por isso que venho aqui para PEDIR DESCULPAS A ESSE GÊNIO e lançar a campanha
“OBRIGADO ASSIS!!!!”
Obrigado!!! Verdadeiro Gremista pela excelente negociação feita no início de 2011. Lá você disse e provou que realmente estava pensando no Grêmio, no seu Grêmio, no nosso Grêmio. 
Você, Assis, que numa brincadeira falou em trazer Ronaldinho para o Grêmio, quando percebeu que a brincadeira estava indo longe demais e poderia virar coisa séria, impediu que isso acontecesse.
OBRIGADO ASSIS!!! por LIVRAI-NOS DO RONALDINHO, AMÉM. 
E sorte ao coirmão Flamengo na Rescisão do contrato do Ronaldinho Gaúcho.
“OBRIGADO ASSIS!!!!”

Estrada


Ménn!!! Quanto tempo sem escrever

Não que me falte tempo... falta inspiração mesmo, pois todos os minutos que tenho disponível utilizo para pensar em algo que agregue R$ para meu negócio, oportunidades, diferenciais...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

The Wall - Live

Em 1982, ano em que Pink Floyd The Wall, o filme, foi lançado, eu tinha 10 anos.
Daquele ano, a lembrança mais marcante que tenho é de ver o Brasil eliminado da copa do mundo de futebol, pela Itália do Paolo Rossi. Mas não lembro do lançamento do The Wall.
Fui ver este filme uns dois anos depois. Ou seja, aos 12 anos. Foi um gancho de direita no queixo, manja? Creio que não devesse ser indicado para menores de 18 anos, ainda mais em épocas de ditadura e talicoisa, mas ainda assim eu assisti.
Já conhecia as músicas do Pink, por influência do meu primo Fernando (in memoriam) que gostava da banda e tinha alguns discos deles. Lembro de ter ouvido The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here, mas quando ouvi o The Wall, fique extasiado. É uma sonoridade brilhante, magnífica. A progressividade das músicas, as letras autobiográficas do Waters, tudo isso formou uma massa consistente que faz do The Wall o melhor disco que eu já ouvi em todos os tempos. Eu disse TODOS OS TEMPOS!
Claro, depois disso ouvi bons discos, boas bandas e tals, Mas o The Wall é o melhor. Vi alguns shows antológicos, mas ainda faltava alguma coisa. Faltava um pedaço da história, da minha história musical.
Poderia sentir falta de ver um show dos Beatles, que são monumentais. Poderia sentir falta de ver o Led Zeppelin ou o Deep Purple, que são maravilhosos. Ou ainda, nacionalmente falando, poderia sentir falta de ver a Legião Urbana com Renato Russo. Mas não era essa parte da história musical da minha vida que faltava.
 Faltava o Pink! Faltava The Wall!
Quando o Waters saiu da banda, em 1985, não tive a noção exata do que isso significava. Lembro do Humberto Gessinger cantar “Pink Floyd sem Roger Waters”, sem entender o que ele queria dizer. Na minha cabeça infante, Pink Floyd sempre seria Pink Floyd. E é, ponto! Prá mim, a saída dele da banda significava só uma coisa: nunca vou poder assistir ao vivo o The Wall. Nunca vou conseguir ouvir ao vivo e em cores, uma música do The Wall. Triste né?
E então Roger Waters veio a Porto Alegre com sua turnê “In The Flesh?”. Bacana, mas não era The Wall. Não tive ganas de assistir.
É importante, caro leitor, registrar que minha expectativa não era ver Roger Waters. Ou ainda David Gilmour e Mason. Apesar de ser um fã incondicional do Pink Floyd, minha expectativa era ver e ouvir o The Wall. E isso estava longe demais. Longe de acontecer.
Mas o desejo estava guardado. E desejos, quando bem desejados, acontecem, mén!
Corta!
25 de Março de 2012, Estádio Beira-Rio, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 18h22min.
Acabo de entrar no estádio e estou na arquibancada coberta, olhando para uma parede branca de mais de 100 metros de comprimento, com algumas partes abertas e outras já fechadas, indicando que ali, naquele lugar, será construído um muro, o muro que esperei conhecer ao vivo desde os 12 anos.
The Wall!
Não tenho como escrever, descrever, dizer ou demonstrar de nenhuma maneira o que senti e o que sinto agora lembrando, do momento em que entrei no estádio e me deparei com o muro, bem ali na minha frente. Não há como explicar!
Imagine algo que tu espera durante muito, muito, muito tempo, com a sensação de que aquilo é quase impossível de acontecer, e de repente, aquilo que tu esperava durante muitomuitomuito tempo, acontece ali, na tua frente. Ao vivo e a cores.
Aos som dos primeiros acordes de “In the Flash?” o estádio veio abaixo! Posso dizer que foi mágico. E foi muito além do que algum dia eu imaginei presenciar. Literalmente, foi um Show!
E eu fui! Eu estava lá! Eu vi!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Algas de Março

Aqui em Porto Alegre as algas tomaram conta do Rio Guaíba. E o gosto da água é ruim há dias. Não é um gosto sujo, é um gosto de terra, mas mesmo assim ruim. Menos mal, se as alga lá sobrevivem, é sinal que não está tão sujo assim... Fenômeno da natureza, que assim seja, vamos esperar um pouco que logo passa.

domingo, 1 de abril de 2012

A Copa do Mundo no Brasil

Dia desses o Paulinho já andou escrevendo aqui no blog sobre a Copa do Mundo no Brasil. Aliás, como sempre, escreveu com muita propriedade sobre o assunto.
Como sabem, tenho andado muito pelo Brasil e o assunto Copa do Mundo está em pauta. No táxi, no hotel, no restaurante e principalmente nos aeroportos, ainda mais diante dos freqüentes atrasos nos voos.
A pergunta é uma só: Se agora está assim, como vai ser na Copa?
Pois bem, como vai ser no período da Copa do Mundo, eu não sei, mas do jeito que está não pode continuar. A atual estrutura dos aeroportos não comporta mais a demanda normal, então nem se fale durante um evento da envergadura da Copa do Mundo.
Saber como vai ser, não sei, mas arrisco um palpite. Acho que a coisa vai melhorar. Não na Copa; não dá mais tempo. Será um caos. Mas à custa de vários e vários bilhões de reais que serão investidos e desviados em obras, naturalmente teremos melhores condições de absorver pelo menos uma demanda normal.
Ao menos para isso haverá de servir o legado da Copa: pra fazer o que já deveria ter sido feito.

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):