terça-feira, 26 de junho de 2012

Dica de livro

DISCIPLINA O caminho da vitória. Li esse livro no início desse ano, agora vi ele na estante e resolvi indicar. É um bom livro, de leitura acessível. O autor é Alan Schlup Sant’anna, especialista em metodologia do ensino.
Você não encontrará grandes novidades nesse livro, na verdade ele trás coisas do cotidiano das pessoas e dicas valiosas para uma boa reflexão. Recomendo a leitura, custa R$ 39,00 na Livraria Cultura do Bourbon Country, mas pode ser que consiga por menos na Internet ou nos sebos. E se você costuma devolver livros quando toma emprestado, ok, posso emprestar. É só pedir, envie um e-mail para af.favero@bol.com.br, ou peça aqui pelo campo de comentários do blog que levo até você se for um conhecido, ou então encaminho pelo correio. Boa leitura!!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Eis que nesta semana, mais propriamente no dia 20/06, começou a última estação que é cantada em versos: o Inverno!
Manja: primavera, verão, outono e inverno, donde a última estação cantada.
Pois é. Ele chegou.
Dizem as más línguas que aqui em Farroupilha, onde moro com minha senhôura e nossa pequena infante, existem apenas três estações: Inverno, Estação Rodoviária e Estação 713 (que vende malhas para lojistas). Acho que é mais maledicência do povo, mas vai saber né?
Duas semanas atrás, no feriado em honra ao Corpo de Cristo (Corpus Christi), a temperatura ficou abaixo de 0º. Abaixo de zero, mén!!!! Sabe o que é isso??? Como diria a Alice, é de tirar só uma perna do pijama na hora de fazer... como direi... coisas!
Segundo o Dezã, até 0º é bom, que não é nem frio e nem quente... mas abaixo de 0º é sacanagem.
Cara, até os cachorros usam pantufas!
E ele chegou de novo... o frio.
Pause:

Neste exato momento, você vai lembrar da propaganda das Casas Pernambucanas que tinha a musiquinha abaixo:
Quem bate? É o frio...
Não adianta bater, eu não deixo você entrar...
As Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar.

Play:
Bom, mas tem uma coisa que vem junto com o frio, aqui, que me deixa aflito: A Neblina!
Senhor dos Anéis, como tem Neblina nesta terra. É uma coisa impressionante. Me parece, não quero levantar um falso, que a fábrica de cerração fica lá pelas bandas de Nova Milano.
Me impressiona que num minuto tu estás vendo toda a cidade, e no minuto seguinte, cadê? Foi-se em meio a nuvem.
Isso me preocupa as vezes, porque na hora de dirigir, a estrada fica extremamente perigosa, e sempre tem um abobado @#$%¨%$#@ que vai tirar a Mãe da Z... forca.
Mas também me lembra Londres, onde nunca estive, ainda... Só falta colocar um relojão na Igreja Matriz.
Tá aí uma boa dica pros candidatos a prefeito: que prometam colocar um Big Clock na Igreja Matriz.
O problema é enxergá-lo.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

No geral as pessoas são boas


Como sabem, tenho viajado com muita frequencia. Também não é novidade que tenho criticado muito o transporte aéreo no Brasil. Nessas viagens, entre um voo atrasado e outro, encontro muitas pessoas nos aeroportos, todas ilustres desconhecidas que padecem do mesmo mal que é ficar longas horas esperando pelo tão sonhado embarque, seja pra ir seja pra retornar de uma atividade profissional.
No geral as pessoas que encontro são boas. A gente puxa uma conversa aqui, outra ali, todas muito rápidas, geralmente para comentar os atrasos. As pessoas são pacíficas, algumas um pouco mais irritadas, mas no mais das vezes conformadas. São rostos cansados; a maioria que viaja durante a semana está a trabalho, algumas apressadas, outras ficam o tempo todo no celular, outras no computador, algumas tentam recuperar o tempo perdido trabalhando em seus escritórios móveis.
Eu particularmente prefiro a leitura que faz o tempo passar e é algo produtivo. Também atendo e faço algumas ligações de trabalho, pois não dá pra ficar sem resolver as pendências mais urgentes, porém a leitura tem sido a fiel companheira e isso tem sido bom. Leio de tudo, especialmente livros que tratam de carreira e trabalho, mas isso não é uma regra. A única regra é olhar um livro e se gostar compro. E leio.
Muitas outras pessoas ao meu redor lêem também, talvez seja por isso que se mostram pacientes e resignadas com o caos que se instalou nos aeroportos e ao que tudo indica está longe de ser resolvido.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Brasileirão 2012


Estava aqui pensando sobre o que escrever para os diletos leitores. Poderia voltar a falar do trânsito ou do caos aéreo, mas isso não faria diminuir o engarrafamento em Porto Alegre, colocaria os voos no horário, portanto, se fosse falar desses assunto, seria apenas repetitivo.

Então vou falar de futebol.

Do Grêmio mais especificamente. Ora!!! Um time que tem a folha salarial do tamanho da que o Grêmio tem e inclua-se aí a do técnico Luxemburgo, não poderia estar nessa situação constrangedora em que colocou-se com os resultados das duas últimas partidas.

Na quarta-feira perdeu de forma vergonhosa do fraco Palmeiras, outro que não justifica sua folha de pagamento, mas que a final, teoricamente é mais fraco que o Grêmio, embora a influência do trabalho do seu técnico Felipão seja inquestionável.

Domingo a coisa piorou, o Grêmio conseguiu perder no último minuto pro medíocre Náutico do Recife. E nesse caso sim, se compararmos as folhas de pagamento, há um oceano de diferença.

Vamos torcer para que as coisas melhorem para os lados do Olímpico. Lá pelas bandas do Beira Rio também não está nada bom, derrota em casa para o Botafogo, de virada, não é nada que se possa comemorar, foram três pontos bem perdidinhos. Menos mal que as águas por lá também estão turvas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Não sobe nem desce


Andei escrevendo tempos atrás sobre as minhas viagens a trabalho. O motivo de não ter escrito outros post’s não é por ter parado de viajar, pelo contrário, continuo viajando, só parei de escrever.
Mas essa semana foi demais, então volto aqui a falar sobre as minhas constantes viagens.
O caos é total!!
Terça-feira, 12 de junho, Dia dos Namorados, da minha linda e amada namorada. Saí de POA incrivelmente sem neblina e sem atraso, às 6h da manhã, mas quando cheguei a Foz do Iguaçu, quem diz que dá pra pousar?? Muita neblina, mais de meia hora “passeando” pelo ar, arriscando um acidente, até que o aeroporto ofereceu “condições precárias, mas possíveis de pouso”. Pousou. Saiu “picando”, mas pousou.
No fim do dia precisava ir pra Londrina, conexão em Curitiba. Voo noturno, a neblina no charmoso, mas muito mal localizado aeroporto da capital paranaense fez m com que o voo fosse cancelado. Resultado: esperar para a noite do dia seguinte no mesmo horário.
Quarta-feira, 13 de junho, mesmo voo, mesmo horário, até decolou de Foz do Iguaçu, mas quando sobrevoava Curitiba, quem diz que pousa pra eu fazer a minha tão sonhada conexão pra Londrina??? Fui parar em São Paulo... lá consegui um voo mais tarde prá Maringá. Voo atrasado, naturalmente. Perto da 1h da manhã cheguei a Maringá, então peguei um táxi pra ir pra Londrina, mas de 100KM de táxi... cheguei em Londrina. Finalmente.
Ontem voltei pra POA, tudo certo, sim tudo certo; o voo da Passaredo atrasou só duas horas e meia, 2h da manhã cheguei em casa. Que bom que o retorno deu tudo certo. Sim, duas horas e meia de atraso é mais do que tudo certo; no Brasil da Copa do Mundo é Maravilhoso!!! 

terça-feira, 12 de junho de 2012

A vida aos 40!!!

Tem algumas passagens na minha vida que lembro até hoje, não sem uma certa nostalgia, por certo.
Lembro da vez em que passei por trás de um balanço na pracinha da Igreja Sagrada Família e voltei para casa com belíssimos 15 pontos na cabeça. Ou de andar de carrinho de Rolimã pelo asfalto perto da Algodoeira, em Santo Ângelo, nos domingos de rua fechada para as crianças brincarem (sim, se fechava uma rua só para as crianças brincarem!).
Lembro de algumas vezes que ia na Caleira comprar Cal com a minha avó, para ela fazer doce de abóbora, manja??? Aquele doce durinho que só as avós sabem fazer??? Pois é... Djóia!
Lembro do dia em que ganhamos a BARSA, Enciclopédia Britânica com seus 480 volumes, o que me facilitou e muito a vida pois nunca mais precisei entrar numa biblioteca para fazer pesquisa prá escola.
Teve o dia em que apanhei por ir pescar num açude, sem avisar prá ninguém. Tomei um tundão que sobrou só o espinhaço dos peixinhos... o resto ficou no meu lombo! Que côsa! Mas, ao contrário do que se possa pensar, isso me fez entender a importância de ouvir meus pais sobre o significado da palavra “perigo”.
Lembro de ser de gêmeos até os 16 anos, e descobrir que era de câncer. Mas incrivelmente, tudo que a Zora Ionara falava no Jornal do Almoço sobre meu horóscopo dava certo.
E quando mudamos de cidade e fomos morar em Entre-ijuis? Novos amigos na escola nova e distância dos velhos amigos da escola velha.
Lembro de ir pescar com meu irmão, junto com o pai e guardar uns peixes para trazer prá mãe, só que fora do gelo! No meio do caminho tiveram que botar fora a caixa de isopor porque ninguém aguentava o cheiro de peixe podre.
As trocas de olhares com as meninas... os namoricos fugazes nas tardes livres... as brigas com os amigos e os pedidos de desculpas aos amigos depois das brigas.
O primeiro emprego, o primeiro vestibular, o primeiro namoro sério (e último, por que me casei com a namorada séria).
A vida longe de casa, longe da família.
O aprendizado solitário da arte da culinária, ao fritar ovos e queimar arroz.
A notícia de que estávamos grávidos, eu e minha senhôura.
O nascimento da minha filha. A primeira vez que ela me chamou de papai.
Enfim, poderia ficar aqui tecendo loas aos borbotões, num mexinflório choroso e emotivo, durante dias.
Mas a nostalgia acaba num piscar d’olhos, pois o futuro bate a porta (tu viu que usei um apóstrofo! Tri!). O futuro de meus 40 anos!
Cara, to ficando quarentão!
Só que junto com a idade, vem aquele exame, manja?
Aí fiquei numa dúvida, que martela minha cabeça como se fossem os sinos da Catedral Angelopolitana:

- Será que vou sentir nostalgia ao lembrar do meu futuro Urologista?

Óh céus!!!

domingo, 10 de junho de 2012

Preparo

Continue acessando o blog, estamos preparando novos post's com grandes novidades. O Paulinho está nos devendo relatos da sua viagem ao Nordeste. O Lazie está virando carioca, conta aí Tio Lazi. E o Maicon, agora um bem sucedido empresário, logo vai dar o ar da graça pra nos contar as novidades.

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):