quinta-feira, 9 de julho de 2015

Velhas fórmulas

Ouço rádio e procuro variar as emissoras. Com o trânsito de Porto Alegre, que se demora muito tempo para ir de casa ao trabalho e vice-versa, acabo ouvindo rádio durante um bom período do dia.
Opto pelos programas jornalísticos pela manhã e por uma programação mais descontraída à tarde. 
Tenho notado que nas rádios em que há programas que questionam de forma mais incisiva o governo federal, nos intervalos ocorre uma propaganda institucional do Estado em que é dada uma explicação para o atual momento de crise.
Até aí tudo bem, é o veneno e o contraveneno. Faz parte. O problema é que na chamada feita pelo governo, ele simplesmente explica o atual momento dizendo, por exemplo, que “foi necessário aumentar a tarifa da energia elétrica em função da seca”. Ora!! Mas isso é usar uma fórmula vencida, todos sabem que com a diminuição das chuvas, diminuem os recursos hídricos e, por conseguinte, aumenta o custo na geração de energia emergindo a necessidade de economiza-la para que não tenha escassez.
Portanto, a meu ver, desnecessário dizer que foi preciso aumentar o valor em função da seca, pois isso me remete a pensar que simplesmente a tarifa poderá baixar quando a chuva voltar e ano que vem aumentar de novo, o que não resolve o problema.
O que precisa de fato, é ter outras alternativas de produção de energia, mais hidrelétricas, mais estrutura pra produzir energia, produzir energia que não demande recursos hídricos.
Como?!?! Não sei. E tanto não sei que estou aqui dizendo apena O QUE precisa fazer, porque isso me parece óbvio. Agora, COMO fazer, pergunte aos governantes que nas campanhas eleitorais asseguram ter solução pra tudo.
Alguém dirá: sim, mas o governo está investindo nisso. Respondo: mas agora?!?!?! Não é agora que tem que investir porque a energia está escassa; este cenário poderia ter sido perfeitamente previsto e atacado antes, para que agora pudéssemos olhar para as nossas represas cheias e então fazer uma propaganda diferente, dizendo que sim, estamos em crise, mas pelo menos, não precisamos aumentar a energia elétrica porque graças ao nosso planejamento, a seca não nos prejudica. E se a seca não nos prejudica, a crise é menor do que poderia ser porque não nos falta água e luz, que são ingredientes chave pra retomar o crescimento.
Velhas fórmulas. Precisamos mais!!

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):