Me pergunto, caro leitor, porque ainda em pleno século vintium (XXI) quando queremos falar que ainda não nos demos conta de algo, ou ainda estamos sob o efeito positivo (ou negativo) de alguma notícia ou acontecimento, usamos a expressão “cair a ficha”?
Exemplo, o sujeito ganha algo de presente algo que lhe é muito, mas muito, mas muito mesmo estimado. Ele fica embasbacado com o presente, e quando alguém lhe pergunta como está se sentindo, ele responde o quê?
- Não sei, “a ficha ainda não caiu”!
Que côsa! Poderia ter dito “báh, nem sei o que estou sentindo!”.
Quem de nós, nos tecnológicos dias atuais ainda usa “ficha”, ou pastilha de prosa, como diria o Dezã?
Nem em fliperama se usa mais ficha. Há tempos os orelhões usam cartão, mén! Tem gente que até coleciona cartão telefônico de orelhão (o que, bem da verdade, é falta do que colecionar).
Mas o que eu acho mais tri nesse negócio é que tem alguns guris e gurias que te dizem que ainda “não caiu a ficha”, mas nem sabem o que é uma ficha, manja?!
Por isso, num oferecimento do Blog Mundialmente Conhecido na Minha Rua, junto a este texto, especialmente para vocês leitores, a imagem de uma FICHA (aquela que cai!), da velha e boa Telebrás.
Obs: Agora me caiu a ficha de que, se eu ainda lembro de fichas, é porque estou ficando velho mesmo! É como diz aquela velha canção: o tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa...
3 comentários:
Pois é Paulinho, baita texto... eu até ia te mandar uma carta comentando sobre o que você escreveu, mas daí lembrei daquela canção do Roberto que diz "cartas já não adiantam mais"... então resolvi escrever aqui nos comentários do blog mesmo... ah, em tempo: sim, você está véio... que nem eu.
E tu queria o quê?? Queria que o sujeito dissesse: ainda não deu linha no cartão telefônico... muito moderno, prefiro dizer que ainda não caiu a ficha
E tu queria o quê?? Queria que o sujeito dissesse: ainda não deu linha no cartão telefônico... muito moderno, prefiro dizer que ainda não caiu a ficha
Postar um comentário