segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Coisas de irmãos!!!!

Meu irmão João prefere a Adidas. Eu gosto mais da Puma.
Mas lá pelos anos 20, não existiam Adidas e Puma. Existia apenas a Gebrüder Dassler Schuhfabrik (óbvio que eu copiei esse nome do Sr. Google), ou Fábrica de Sapatos Dassler. Esta pequena fábrica, dos irmãos Adolf e Rudolf, foi crescendo e crescendo e crescendo, e passou a fornecer sapatos para atletas olímpicos. E veja a coisa como é, um dos primeiros atletas a usar sapatilhas fornecidas pelos irmãos Dassler foi Jesse Owens, corredor negro americano que acabou com os arianos do Führer Adolf Hitler.
Então supomos que tudo eram flores para os irmãos Dassler, certo? Errado.
Adolf e Rudolf, também conhecidos na família Dassler por Adi e Rudi, brigaram após a segunda guerra, quando os aliados invadiram a cidade onde moravam e sua fábrica. Rudi acusou Adi de não defende-lo e deixar que ele fosse preso. Dizem ainda, a boca pequena, que Rudolf era um nazista ferrenho, enquanto Adolf apenas usou o partido nazista pelas oportunidades de mercado na Olimpíada de Berlim. Não sei isso é verdade, carece de fontes, mas foi nesta época que os dois separaram a sociedade e foi cada um para um lado do rio. Literalmente, um em cada margem do Rio Aurach, na cidadezinha de Herzogenaurach (também copiei), na Baviera Alemã..
Separados, coube a Adi Dassler criar a AdiDas (união do apelido e das primeiras letras do sobrenome dele), enquanto Rudi criou, do outro lado do rio, a RuDa, que sabiamente rebatizou para Puma. Sinceramente, não me vejo usando um tênis da RuDa. Pindarolas, fala sério, mén! Já imaginou Pelé, Rei e Cruyff, o mago holandês, usando uma chuteira RUDA??? Benzadeus!!!!!
Hoje duas potências, a Adidas e a Puma só chegaram onde chegaram pela briga entre os dois irmãos.
Mas o que interessa isso?
É que outro dia eu falei para a minha filha que nunca tinha brigado com meus irmãos, João e Juliana, ao que ela não acreditou muito. Até confirmou com o João se era verdade. E como não acreditou nem em mim, e nem nele, ela foi confirmar com a nossa mãe, que, graças aos céus, disse que era verdade, nós nunca havíamos brigado.
Mesmo que ele prefira a Adidas, e eu prefira a Puma.
Ah, minha irmã gosta da Nike.
Vai entender...

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):