quinta-feira, 28 de março de 2013

Ditos Populares


 Os ditos populares não nascem por acaso. Em metáfora ou no sentido literal das palavras, há frases que procuram explicar de forma resumida fatos concretos da complexa vida humana.
Dizem, por exemplo, que “é no andar da carroça que as melancias se ajeitam”. Esse é um termo um tanto quanto interiorano (talvez nem tanto) que pode ser aplicado em algumas situações concretas que acontecem com a gente. Esse dito popular é primo irmão de um outro que diz: “quanto maior a confusão, mais próxima a solução”. E também é parente próximo de outro que diz: “não há bem que sempre dure, e nem mal que nunca acabe”. E esse, por sua vez, é irmão gêmeo desse outro, um pouco mais erudito: “o sucesso não é o final, e o fracasso não é fatal”.
Pois bem, os ditos populares, simples como o das melancias, ou um pouco mais elaborados como o do sucesso e fracasso, podem não ser verdades absolutas, mas certamente se encaixam ou já se encaixaram em algum momento das nossas vidas. E certamente ainda se encaixarão outras tantas vezes.
Pense nisso e procure lembrar de quantas vezes você já recorreu a um desses “ditados” pra buscar explicação ou simplesmente amenizar a tensão de momentos difíceis.
Pois é, pra isso servem os ditos populares, não têm a força de solucionar problemas, mas ajudam a entender. E se não solucionam, não tem problemas, "não adianta chorar pelo leite derramado" pois como diz o ditado “o que não tem solução, solucionado está”.

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):