quinta-feira, 21 de março de 2013

Comida de rua



Estava aqui pensando nas comidas de rua que se encontra aqui em Porto Alegre.
Começa pelos churrasquinhos de gato feitos pra todos os gostos: carne, coração, frango, suíno, calabresa, queijo, misto, bem passado, mal passado, no ponto, com pimenta, sem pimenta, com alho, sem alho, vai farinha aí Doutor?!?!? E aí, como diria a Paulinho, “tem de um tudo”: cachorro quente de vários tipos, xis (sem ovo e sem maionese), torrada, sanduba, bolo, pastel, enroladinho, prensadinho, quibe, churros, sucos etc, etc. E os pães de queijo da Andradas... aaah os pães de queijo da Andradas, sempre bem quentinhos, gordurentos, feitos na hora. Deu água na boca!!
Por falar em “comida de rua”, agora a mania são as franquias daquilo que já foi um carrocinha individual de rua. O mais badalado do momento é o “Cachorro do Bigode”, uma espécie de “Cachorro do Rosário” porém sem grife.  É, sem grife, pois o Cachorro do Rosário é uma verdadeira grife aqui em Porto Alegre. E o Cachorro do Bigode está indo pro mesmo rumo; já tem várias lojas espalhadas aqui e na Região Metropolitana.
Mas voltando as “comidas de rua”, já que as lojas de cachorro quente agora são restaurantes com alvará e tudo mais, o que se vê é uma proliferação desse tipo de comércio de alimentos, que, com o perdão da redundância, alimenta e caracteriza a gastronomia local e em última análise a cultura de um povo.
E se você pensa que tudo isso é ruim, sem higiene e blá, blá blá. Que nada!! Tudo da melhor qualidade!! Bom e barato. Ilegal? Nada!! Me parece que pagam uma  “taxinha” lá na prefeitura e ganham uma espécie de autorização pra “funcionar”...  Independente disso, verdade é que as “comidas de rua” é uma marca de Porto Alegre e uma alternativa aos preços exorbitantes de alguns restaurantes que tem um alvará de origem duvidosa exposto na parede e que manipulam alimentos em condições não menos duvidosas que os seus alvarás, cobrando valores absurdos por uma comida não tão boa quanto à velha e boa “comida de rua”.

2 comentários:

Ju disse...

Dezã, vc saberia me dizer onde acho esse churrasquinho? Tem algum vendedor de churrasquinho conhecido? brigada!

josé francisco lopes furtado disse...

sou do chico lanches de xangri-lá e conheço estes postados e já comi de outros que ainda não forão postado e é de dar inveja no mundo por não os terem por lá. um abraço e continuem a serem os melhores. josé Francisco.

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):