terça-feira, 8 de março de 2011

Aí estão ELAS!!

Chamou a atenção positivamente na edição da Revista Época dessa semana, matéria especial sobre as mulheres em que se identificam basicamente três perfis de mulheres: a que se dedica integralmente ao lar, a que se dedica integralmente à carreira profissional, e finalmente o modelo que vem ganhando maior espaço atualmente, que é o da mulher que consegue o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que se constituindo no modelo feminino atual.

O perfil definido como o mais atual, é aquele da mulher que consegue estabelecer equilíbrio entre as suas funções profissionais e aquelas atividades relacionadas à família, cuidados com corpo, filhos e vida social.


A matéria aborda ainda a crescente presença de mulheres que passam a constituir negócios próprios e a geri-los na condição de empreendedoras, o que já representa 53% “dos profissionais que decidem juntar as economias e tentar a sorte na carreira solo”.
No que se refere à carreira em empresas e em cargos de dedicação integral, como os de alta gestão, algumas mulheres optam em abrir mão de assumir funções de comando para ter melhores condições de cuidar da vida pessoal e da família, o que denota, portanto, que não se trata de uma questão competência, mas sim de uma opção.

Diante disso, a pesar do avanço das mulheres, em especial nesse início de século, lamentavelmente ainda existe discriminação por parte da sociedade pelo fato de que, além das funções profissionais, acumulam atividades relacionas à família que lhes demanda tempo e, por conseguinte menos disponibilidade que os homens.

Tal argumento, a meu ver não se justifica na medida em que as mulheres comprovadamente possuem condições plenas de conciliar vida pessoal e profissional, se constituindo, portanto, em capital intelectual capaz de exercer qualquer tipo de atividade no mercado de trabalho.

Leia mais na Edição de nº 668 da Revista Época

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):