quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Constituição Federal 25 Anos Parte IV

Escândalos e impeachment à parte, depois da nossa malograda e tão sonhada primeira eleição direta pra Presidente da República, elegemos e reelegemos um intelectual, aquele que criou o Plano Real, embora Itamar Franco tenha morrido dizendo que o plano era dele.
Bom, mas ao que tudo indica o pai da criança (do plano, no caso) é mesmo Fernando Henrique Cardoso, o FHC, a final era ele o Ministro da Fazenda na época da criação e até onde se sabe, foi ele que bolou essa que talvez seja a melhor notícia desses 25 anos da Constituição Federal. E a prova disso é que gerou discussão sobre quem teria sido o seu idealizador. Sinal que deu certo.
O intelectual que toma chá, fala inglês e francês fluentemente, entre outros idiomas, até que foi bem, conseguiu concluir seus dois mandatos e segue por aí escrevendo livros. Recentemente foi empossado na Academia Brasileira de Letras. Um título e tanto.
Mas não foi o salvador da pátria que precisávamos e ainda continuamos precisando. Nos seus altos e baixos personificou-se no poder e a prova disso é que passados seus dois mandatos – e não mais que isso, pois a Constituição veda – não conseguiu eleger seu sucessor.
Então pensamos: melhor assim, é hora de renovar. E renovamos.

Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):