quinta-feira, 17 de março de 2011

São Lourenço não fica no Japão!

Bueno, tivemos dois episódios de catástrofes naturais no mundo na última semana. O primeiro, em São Lourenço do Sul, aqui no Rio Grande, e o segundo, no Japão, lá no outro lado do mundo.
São imagens fortes, que preocupam a todos e geram correntes e mais correntes de solidariedade. Isso é muito bacana e prova que as pessoas ainda têm um pingo de sensibilidade e humanidade.
Mas notei uma diferença básica no comportamento das pessoas lá, na terra do “aloz com flango” e aqui, na terra do churrasco.
Os japoneses, mesmo sabendo que a comida e a água são escassas, ESPERAM EM FILA PARA COMPRAR NO SÚPER! Quer dizer, não tem tumulto, não tem saques, não tem brigas, e não tem gente levando TV de LCD em cima de carrinhos de super. Não senhor! Ao invés disso, pacientemente eles esperam pela sua vez de comprar, pegam o que precisam ou o que ainda têm para se comprar, pagam e vão para suas casas devastadas ou para um abrigo.
Agora, olhando as imagens do Brasil, de São Lourenço (ou qualquer outra que vocês lembrarem) nota-se a preocupação das pessoas com suas casas, que estão debaixo d’água, para que ninguém saqueie suas coisinhas que estão lá dentro, conversando com os peixes. Ou seja, as pessoas arriscam a vida para cuidar o que está debaixo d’água, porque têm medo que outras pessoas (que estão na mesma situação) roubem aquilo que eles têm. Sem contar os saques em lojas e supermercados que são comuns e que alguns ainda teimam em relacionar com a catástrofe, que sem ela isso não aconteceria.
Mentira! Se fosse assim, a polícia não precisa destacar um Pedro & Paulo pra ficar tomando conta de casas que estão debaixo d’água ou de restos de casa que foram carregados pela água e só ficaram escombros.
Infelizmente temos que admitir que somos utilizadores da Lei de Gérson, a lei mais cumprida no país, onde o que importa é levar vantagem, cerrrrrto?
Quem sabe ao invés de saques, nos interessemos mais pelo Saquê!

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):