quinta-feira, 27 de junho de 2013

Um bom churrasco (Escrito em conjunto por André(Dezã e Lazie (Lazi)

Lembro de tempos idos, quando fazer um churrasco com os Amigos era algo um tanto corriqueiro e de certa forma fazia parte de uma rotina. Não falo de uma rotina diária ou semanal, mas de um evento que acontecia com uma certa frequência, quiçá, uma ou duas vezes por mês.
E de tão corriqueiro que era, parecia simple

s. E de fato era simples: a gente conversava durante o dia no trabalho, ou então na hora do almoço e se não agendava praquele dia mesmo, era pra sexta-feira ou sábado seguinte. Simples assim: a gente combinava e fazia.
E quando não era um churrasco, era um happy hour em algum barzinho no final da tarde. Simples assim: a gente combinava e fazia. Havia tempo pra tudo, pra trabalhar, pra estudar, pra churrasquear, pra confraternizar, enfim, pra viver.
O tempo passou e as coisas mudaram. Os churrascos não mais ocorrem. Happy hour não há mais. Os Amigos estão próximos, no coração, mas distantes na Geografia. O dia continua tendo 24 horas, mas parece menos, bem menos. Seria bom até conferir se não andaram tirando umas horas... pois passam voando e pouco se faz.
Isso me faz pensar nos valores das coisas, não só das materiais, mas também de momentos que vivemos e de amizades que temos. Teoricamente, ou filosoficamente pensando, as coisas não tem valor em sim ou por si só. Nós é que damos valor a elas, e a mensuração deste valor depende muito do momento em que vivemos, pois algo que não tem valor nenhum para mim agora amanhã ou depois eu poderia estar dizendo "daria meu braços para ter aquilo ou viver novamente aquele momento".
Mas tem coisas que sabemos no momento em que acontecem, que são especiais. E assim o eram nossos eventos de churrascos e happy hour no fim da tarde.
Sabíamos que estes momentos não eram simples eventos, do tipo comer, beber e ir pra casa. Isso era o de menos. Aquilo era de fato uma celebração da amizade.
Eram nestes momentos em que muitos de nós colocávamos para fora algumas conquistas, algumas perdas, alegrias e dores. E independente da situação, o colega André sempre dizia a seguinte frase, de autoria de Chico Xavier: "Isso também vai passar". Frase esta que servia e serve até hoje para nos lembrar que quando estamos num momento ruim, ainda assim pudéssemos entender que aquele ruim iria acabar, e que por algum motivo era necessário passar por isso. Mas que também nos momentos bons, pudéssemos lembrar que aquilo também iria passar, e que por isso não se deve nunca deixar-se para trás ou esquecer as coisas realmente valiosas e principalmente as que merecem ser reconhecidas como coisas dignas de serem atribuídas algum valor.
Neste eventos, usávamos do conhecimento que tínhamos, que não sei se era pouco ou muito mas era nosso, para debatermos desde novela até política, passando por centenas de outros temas.
As vezes discutíamos feio, mas íamos para casa abraçados.
Momentos simplesmente eternos.
Dizem que só os diamantes são eternos. Bobagem. Um amor verdadeiro, verdadeiras amizades, também são.
E tudo isso se passava, em momentos simples... como nossos churrascos e happy hour de fim de tarde.

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):