terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que nos falta?

Não sei porque raios este post não foi publicado, mas vendo o que está acontecendo em São Paulo e Santa Catarina, até que ele está bem atual:

Agora, vendo o que acontece no Rio de Janeiro, com invasões e tudo mais, me vêm à cabeça o que o Brizola dizia sobre o Rio Grande, sobre o Rio de Janeiro ou o país como um todo. Dizia ele:
- Nos falta educação. Mas os interésses políticos vêm em primeiro lugar. (Interésses com acentuação vocal no “ésses”).
Votei nele em 1989, e foi meu primeiro voto para Presidente da República do Brasil. E só voltei a votar em presidente novamente agora, em 2010.
Na época em que votei no Briza, me chamou a atenção o fato de ele dar uma importância significativa a educação. Os famosos CIEP´s já eram uma realidade no Rio de Janeiro, e ele pretendia levar essa realidade para todo o país. Não conseguiu. Foi derrotado pelo Lula e pelo Collor e não foi nem para o segundo turno. Coincidência ou não, minha candidata de 2010, que prezava e muito pela educação e fez dela uma bandeira, também não foi para o segundo turno. Triste isso!
Não pretendo aqui falar sobre política. Não gosto de política. Ao menos, não desta política que se faz no Brasil (se é que isso lá pode ser chamado assim). Mas gostaria de pensar sobre Educação. Sobre escolas em turno integral, onde as crianças podem aprender além do que já é visto na escola, lições de cidadania, arte, cultura, esporte, etc. Isso sim seria bem legal.
Não adianta retomar morros no Rio, ou favelas em Porto Alegre, ou bairros violentos em São Paulo. Vão fazer o que com a população infantil que ficar por lá? Até então quem cuidava da molecada eram os traficantes. Até emprego eles ganhavam.
Será que o estado vai cuidar deles? Ou vamos abrir novas campanhas do tipo “Criança Esperança” para consertar depois o que já não terá conserto?
É triste ver hoje crianças que não sabem ler ou escrever direito. Que não conhecem a história do seu país, do seu povo, da sua cidade ou estado. Que não conhecem a geografia de onde vivem. Pergunte a qualquer um sobre as capitais dos estados brasileiros para ver o que te respondem... é de chorar. Pior é que tem gente que assina que tem “ensino superior” e também não sabe, mas isso é outra coisa.
Educação mesmo, mén. Do tipo que te faze ler, que te faz pensar, que te faz entender sem ser uma obrigação. A professora Ilida fazia isso com a minha turma na escola. E gostávamos muito dela. Ao menos, nenhum aluno tentou bater nela como fizeram n’outro dia (legal, usei um apóstrofo).
É isso que nos falta, EDUCAÇÃO!.
Seja nos morros do Rio, seja no asfalto de Porto Alegre.
Ou então, preparem-se para novas invasões!

Um comentário:

Dezã disse...

Nem li todo o post, mas quando você fala que falta educação, já concordei de cara e já fui postando esse comentário. Falta educação!!

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):