sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Somos amigos, amigos do peito!!!!!!

Meu nome é Mike , gosto muito de brincar
Eu sou o Tob, não me canso de cantar...

Sou Simony e queria apresentar
Novos amigos que acabaram de chegar...
Quem nunca, heinhôooo Batista!!!!!
Os nascidos após 1990 não conheciam a Turma do Balão Mágico. Mas cantavam as músicas deles porque os pais colocavam para tocar. Mike, Tob e Simony, que depois receberam de braços abertos o Jairzinho (filho do Jairzão) na turma, fizeram um considerável sucesso com as crianças dos anos 80 e 90.
Entre estas crianças, eu. Pronto, falei!
Os nascidos depois dos anos 90 conheceram mais a Simony, inclusive sem roupas, porque ela foi capa da revista Playboy, manja? Ah, e também foi cantora...
Entre eles, eu. Pronto, falei de novo!
Mas bem, não é sobre a Simony que quero falar, e sim sobre o Mike.
O Mike foi o responsável pela estadia de um dos maiores ladrões do mundo aqui no Brasil: Ronald Arthur Biggs!
Ronald Biggs foi um dos ingleses que assaltaram o trem pagador (ou um trem postal) na Inglaterra de 1963, surrupiando a singela quantia de 2,6 milhões de libras. Um feito quase heroico para a época, apesar de se tratar de um roubo. Biggs foi preso e condenado ainda na velha Álbion, porém conseguiu escapar da prisão e fugir para a França. Depois disso, viveu por Austrália e Nova Zelândia, até ser encontrado no Brasil no ano de 1974. Naqueles tempos ainda estávamos sob o domínio da ditadura, e não havia tratado de extradição entre Brasil e Inglaterra, o que impedia a deportação sumária de Biggs de volta a terra da rainha.
Nesse período, Biggs conhece Raimunda de Castro, e apaixonado pela beleza da Raimunda (não rimou, eu sei, mas tu pode imaginar né?) acabou que teve um filho com ela, não outro senaão o menino Mike, da Turma do Balão Mágico.
Biggs não podia mais ser deportado, porém não podia trabalhar no Brasil em função de estar como foragido da Scotland Yard. Já quase um brasileiro, ele usou desta impossibilidade e da fama repentina para ganhar o pão de cada dia, e passou a vender xícaras e camisetas com o seu rosto e nome estampados, além de conceder entrevistas a rádios e jornais e televisões, por uma módica quantia em espécie. Esperto esse Ronald!
Porém a saudade da velha Álbion falou mais forte, e Biggs voltou a Inglaterra para cumprir o que faltava de sua pena. Já muito debilitado e com a saúde frágil, Ronald recebeu em 2009 liberdade condicional e passou a cumprir a pena em casa. Mike acompanhou o pai na viagem e durante seu período mais crítico de doença, mas só conseguiu cidadania Inglesa após Ronald se casar com Raimunda, em 2006.
Sempre achei a história do Biggs interessante, e o quanto ela representa para nós, brasileiros, que mesmo sabendo que o cara era um bandido procurado, aceitávamos brasileira e passivamente sua estada no país. E o fato de aceitarmos um “assaltante de trens” revela muito do estado atual em que nos encontramos, pois continuamos aceitando “assaltantes”, mas agora na política, na administração pública e privada ou nas polícias de todos os tipos.
Pois bem, Ronald Arthur Biggs faleceu em 18 de dezembro de 2013. E Mike, agora cidadão inglês, nem pensa em voltar ao Brasil. Talvez por saber que na Inglaterra, mesmo depois de muito tempo, os ladrões e assaltantes acabam pagando por seus erros.
Enquanto isso no Brasil??? Sabemos como a história termina.
Somos amigos, amigos do peito, amigos de uma vez...

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):