quarta-feira, 5 de março de 2014

Somos seres superiores????

Somos civilizados, certo? Nós, animais bípedes que andamos por aí, somos superiores a todos os outros porque somos racionais, certo? Têm certeza disso???
Sentimo-nos superiores. Sentimo-nos racionais. Mas será que realmente somos superiores a todos os outros animais???
Tenho sérias dúvidas quanto a isso a cada dia que passa, quando vejo black blocs depredando tudo o que vem pela frente, assaltantes atirando em pessoas indefesas jogadas ao chão, ministros absolvendo políticos corruptos ou milícias de cidadãos vingando roubos e crimes com as próprias mãos. Somos tão cheios de si que não percebemos o quanto pequenos somos em relação a tudo isso.
Aí vejo as pessoas fazendo manifestos em torno da Copa do Mundo, protestando contra ela, dizendo que “não vai haver copa” e bibibi. Isso deveria ter sido feito em 2007, quando o Luiz Inácio foi jogar confete na FIFA e recebeu a indicação de país sede. Agora, após gastarmos mais de 7 bilhões de reais em estádios de futebol, o mínimo que devemos fazer é rezar para que a Copa do Mundo seja um sucesso, de público e renda, porque vai se difícil de tirar essa grana toda só em impostos do SEU bolso e do MEU bolso.
Sempre disse abertamente que “era” contra a realização da Copa do Mundo, bem como Olimpíadas, no Brasil, pois acredito que temos muito mais prioridades para investir do que em estádios de futebol ou vilas olímpicas. Mas agora o leite ferveu e derramou, e a melhor maneira de consertarmos isso é desligando a chama e limpando a sujeira, e não aumentando o fogo.
Agora, após a Copa do Mundo teremos uma bela oportunidade de protestar, através do voto, nas eleições de final de ano.
Quer mudar alguma coisa, investigue a vida pregressa de seu candidato. Não troque seu voto por feijão, luz ou por gás, tampouco o venda por alguns litros de gasolina. Vote nas pessoas, não nos partidos dessas pessoas. Vote com a consciência limpa e os olhos atentos.
E depois, cobre com denodo, pois promessas são fáceis de serem esquecidas.
Talvez depois que conseguirmos este pequeno exercício de humildade, possamos nos sentir superiores em relação aos outros animais.

Um comentário:

Dezã disse...

Sábias e sóbrias palavras meu velho Amigo. Uma pena um país pobre e de caráter dos seus governantes, gastar tanto com uma Copa do Mundo e tão pouco com Educação, Saúde, Segurança e tantas outras coisas importantes. Mais importantes que a copa.

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):