segunda-feira, 17 de março de 2014

Tecnologia Falível


Estamos acompanhando pelos meios de comunicação o misterioso desaparecimento de um avião que transportava 239 pessoas a bordo, em uma rota monitorada por mecanismos de controle de voos de alta tecnologia. Soma-se a isso o fato de se tratar de um voo entre importantes capitais de países, Kuala Lumpur, na Malásia e Pequim, na China, realizado pela Malaysia Airlines, uma conceituada empresa aérea.
Estamos falando, portanto, de um voo que, a rigor, goza de todas as garantias de segurança imagináveis no contexto da aviação civil.
Pois bem, o avião desapareceu e ninguém sabe dizer o que aconteceu com ele, onde caiu, como, quando, em que circunstâncias. Se é que caiu, chega a ser noticiado de forma tímida, dando a entender que poderia ter pousado em algum lugar do planeta e, quem sabe, estão todos sãos e salvos.
Para que se tenha uma ideia das incertezas sobre o que ocorreu com o voo MH 370 da Malaysia Airlines,  já se ouviu falar até em rapto por extraterrestres. Sinal que se chegou às raias da loucura para explicar, ainda que forma caricata, a ocorrência de algo teoricamente improvável que, no entanto,  aconteceu nas barbas do homem informado, munido da melhor tecnologia, sem que ele tenha conseguido evitar ou fazer o que quer que fosse para ao menos detectar o que aconteceu.
Definitivamente a tecnologia, por mais avançada que seja, é falível. E é e sempre será falível em si própria porque, por mais avançada que seja, é criada pelo homem. E o homem, ao cria-la, por sua natureza inteligente, a deixa falível para que ele próprio possa fazê-la sucumbir diante da sua ação, quando e onde ele quiser.

Um comentário:

Anônimo disse...

ET nós estamos com o aviãozinho... humanos estão bem... esse é apenas um sinal que dominaremos o mundo, ao mesmo que os humanos realmente sejam humanos, que saibam cumprimentar, dar um "bom dia", sorrir, deixar de rivalidades fúteis, trabalharem com a finalidade de unir as pessoas, de realmente serem seres humanos!!!

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):