quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sem Preconceito II


Tendo em vista que escrevi sobre a casamento homessexual aprovado na Argentina, lembrei de um trabalho que fiz para faculdade sobre adoção por Casais Homossexuais (ou união homoafetiva termo este criado pela desembargadora Maria Berenice Dias para substituir o termo união homossexual), há algumas coisas interessantes (não pra mim, pois sou hetero) pois alguém que segue nosso blog poderá ter dúvidas sobre o asssunto, né?

No Brasil (que por uma questão moral acho eu) não é possível o casamento homossexual, tão pouco é possível a adoção de uma criança por casal em união homoafetiva.

Porém existe uma gambiarra para ter a guarda de uma criancinha queridinha (ou chatinha, tanto faz), sendo que um do casal, pode adotar de forma individual (e dessa forma tem casais cuidando de crianças de forma matrimonial) e ter a guarda da criança, porém não irá poder constar o nome de ambos no registro. Também tem idade mínima e uma diferença de idade entre o adotado e o adotante que deve ser seguida, tem que ter condições financeiras de sustentar e dar estudos ao adotado e por ai segue (como em qualquer tipo de adoção).


Um dos pontos da contituição familiar diz respeito ao amor, que a constituição de uma família se da através do amor (numa realação homossexual um ama o outro assim como eu amo minha namorada numa relação heterossexual creio eu), então acredito segundo o princípio da igualdade, liberdade e da não discriminação, então um casal homoafetivo deveria ter direito a constituir uma família. Porém se seguir a risca todos os princípios, vai ter mulher casando com cavalo, homem com ovelha e bibibi (como diria o Paulinho) pois não podem ser discriminados... Pois segundo a Constituição Federal Brasileira, que prega o principio fundamental que é a proibição a qualquer tipo de discriminação, e que também não afastou a possibilidade, então se conclui que, o homossexual tem direito a adoção.

Tem muita criança abandonada numa intituição querendo ser adotada por alguém que lhe dê amor e carinho (e com certeza um casal que queira adotar uma crinça vai dar), crinças estas que sofreram maus tratos, traumatizadas, que ficam impossibilitadas de receber amor.

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):