quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Carta Ronaldinho

Vi no teu sorriso que te sentiu em casa ontem, né? Não por estar na cidade ou no Estádio onde te criou e cresceu, mas talvez pelas moedas arremessadas em teu ônibus e pelas notas de dinheiro com teu rosto que voavam pelo gramado. Afinal de contas, sei que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Estádio Olímpico não significam nada pra ti, já o dinheiro é o que rege tua vida.
Quando saiu do Grêmio em 2001, daquele jeito torto, muita gente acreditava que tu eras apenas um guri ingênuo. Que não sabia o que tinha feito e que fora prejudicado pela inexperiência e burrice do teu irmão e incompetente empresário. Muitos acreditavam que tu, lá no fundinho, te arrependias. Fez aquilo por migalhas que pouco depois já faturou mil vezes mais. Pensávamos que, se pudesse, tu darias um caminhão de dinheiro para reconquistar o torcedor gremista e, sobretudo, a paz no teu Estado e na tua cidade natal.
Te interpretamos muito erradamente. Nosso erro foi pensarmos com nossa cabeça, de pessoas honradas, dignas e de caráter sólido. Para nós fazia todo o sentido do mundo alguém que já tem talento e grana tentar buscar só aquilo que lhe falta: a paz e o respeito de seus conterrâneos. A dignidade. Com sorte, talvez até um pouco de carinho e admiração, mas não precisamos ir tão longe.
Por isso, em janeiro de 2011, a Nação Tricolor ficou tão irada contigo. Pensávamos estar te dando a oportunidade de ouro. Pensávamos que, ao te estender a mão, tu virias correndo, totalmente agradecido, fazendo juras de amor ao clube e até mesmo dando explicações referentes ao episódio-PSG de 10 anos atrás. Mas fomos ingênuos. Ignoramos o fato de que tua cabeça, assim como a do teu irmão, não é como a nossa. Pra vocês não importa nosso perdão, a paz no Rio Grande do Sul, o livre transitar pelo Olímpico, o respeito de milhares de pessoas. Pra vocês o que importa é a grana.
Agora fica claro que na cabeça de vocês nem havia o que ser perdoado, afinal de contas, não devem achar que erraram em 2001 ao sair do clube pela porta dos fundos sem deixar um centavo para quem o abrigou e acolheu por tantos anos. “Se for pra ganhar um troco a mais, tá valendo tudo, doa a quem doer”. Tá valendo até mentir e enganar o clube por uma segunda vez, nas tratativas de um possível retorno.
Mas não te preocupe. Se algum dia enfrentares o Grêmio de novo em Porto Alegre (seja pelo Flamengo ou pelo time que estiver pagando mais no momento), e eu ainda tiver algum espaço na mídia, juro que vou fazer uma campanha pra conscientizar o pessoal a te ignorar. Acho que foi válido o recado dado ontem no Olímpico. Ficou legal, de bom tamanho: deixamos bem claro que pessoas com o teu tipo de pensamento e conduta não são bem-vindas no Grêmio. Mas deu, chega. O recado já foi dado. Na próxima vez que te encontrarmos pelo caminho, espero do fundo do meu coração que a torcida ignore tua presença e finja que nem te conhece. Pois é isso que tu representa na história do Grêmio: nada.
Daqui a 50 anos meus filhos saberão que um traíra com muito talento passou por aqui, mas são os pés do Sandro Goiano que eles verão na calçada da fama. Saberão que outro “R. Gaúcho”, mais conhecido como Portaluppi, também foi criado no Olímpico e, ora vejam só, também jogou no Flamengo, mas é VENERADO pela Nação Tricolor. Esse grande NADA que tua burrice e ganância conseguiram carimbar na tua história dentro do Grêmio provavelmente não deve te incomodar. Principalmente se o salário estiver em dia. Mas já que teu QI não é dos mais avantajados e talvez não tenha se dado conta, a má notícia é que essa rejeição odiosa por parte da “metade” azul do RS, somada ao desprezo da “metade” vermelha, inviabiliza campanhas publicitárias no Estado.
Imagina uma cerveja daqui te usando como garoto propaganda. Ou um banco. Ia ser uma bolada em dinheiro. Mas não dá. E até mesmo campanhas nacionais ficam mais difíceis com essa bronca que tens aqui no Sul. Agora peguei pesado. Toquei na ferida, ou melhor, no bolso. Desculpa. Espero não ter estragado teu dia: seria covardia da minha parte pisar em quem recém caiu de quatro.

Um comentário:

Maicon disse...

O Dezã ficou mordido com o Ronaldinho Gaúcho... kkk

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):