quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Valeu Bento!


Como já falei num post dias atrás sobre a terrível tragédia em Santa Maria (que ontem completou um mês, lembre-se de passagem), aqui no blog já se escreveu de tudo, menos daquilo que nunca havia acontecido antes.
Pois é, chegou a hora de escrever sobre outro assunto inédito: A Renúncia do Papa. O Santo Padre pediu o boné e as especulações sobre o que teria motivado Bento XVI a demitir-se ocupam o noticiário e causam discussões no Meio Sacro. Saúde frágil, escândalos na Igreja Católica, relatórios, mordomo... enfim... quando não se tem o que dizer, diz-se simplesmente "enfim"...
Imagino que ele deve ter os seus motivos e que eles vão muito além do que aparece no noticiário. Que motivos são esses não sei, mas seguindo no campo das especulações arrisco-me a fazer ao menos algumas considerações, mesmo que sem sentido e sem conclusão alguma. Se alguém aí do outro lado da tela souber, por favor, fique à vontade pra opinar.
Bento XVI assumiu o Papado em 2005 com 78 anos de idade, vigor físico e mental. Sua escolha ocorreu por conta da morte do Papa João Paulo II que durante anos agonizou sem deixar o posto, ainda que nas condições em que se encontrava fosse mais do que justificada uma eventual renúncia. Não o fez, preferiu seguir em frente até que acontecesse a definição pela ordem natural das coisas. Morreu. Assumiu Bento XVI após um rápido processo de escolha, como se fosse “pedra cantada”. Ouviu-se na época que ele já exercia o cargo, ainda que informalmente, então a sua escolha foi meio que automática. Só trocou de batina.
Pois bem, passados 8 anos, um período relativamente curto para um Papado, Bento XVI, em pleno gozo das suas faculdades mentais, informa não ter mais o vigor físico necessário pra manter-se à frente da Igreja Católica e pede pra sair.
Sei não gente... sei não. Que é estranho, é. Mas quem sou eu pra julgar o ato do Papa? Especulações à parte, seja qual for o motivo acho que ele agiu corretamente e fez isso pelo bem de todos independente de religião ou crença. Vida longa ao Papa!! Valeu Bento XVI!!

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):