sexta-feira, 30 de março de 2012

Coisas que aprendi na vida

O título desse post parece aqueles que o Lazie escreve brilhantemente quando passa por aqui. Mas não é nada disso, é só mais um post de minha autoria, portanto, nada de excepcional.
Na verdade, acho que por mais que se aprenda com a vida, nunca se sabe o bastante para afirmar que dispomos de uma sabedoria superior. Há uma frase que diz “quando a gente descobre todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas”. Essa frase é por demais verdadeira, é a prova incontestável que nunca se sabe tudo. E se alguém se julga sabedor de tudo, lamento informar, está redondamente enganado e talvez seja o mais ignorante dos seres sobre a face da terra.
Mas dá pra libertar-se da ignorância. O estudo liberta da ignorância, assim como o trabalho liberta do ócio, o dinheiro liberta da pobreza, a saúde liberta da doença.
Falo de disciplina. A disciplina é algo aparentemente limitador, pois ser disciplinado exige esforço. Mas a disciplina é, na verdade, algo libertador.
Coloque-se no lugar de um estudante disciplinado e de um estudante relapso. Provavelmente a vida social dos personagens seja bem diferente uma da outra. O disciplinado frequenta menos as baladas, enquanto o relapso está em todas. Agora imaginem esses mesmos personagens, não na velhice, mas na maturidade, na vida adulta, aquela que realmente marca a existência e é o maior dos ciclos dela. Aquele disciplinado, provavelmente terá uma boa renda e estará livre para fazer coisas que para o relapso são agora inalcançáveis porque não se preparou para ter essa condição.
E então, provavelmente, o relapso, o “ex-livre”, agora esteja aprisionado nas suas insuficiências, enquanto o “ex-disciplinado” estará colhendo os frutos daquilo que parecia ser uma prisão.
É claro que falo do senso comum, aqui não estão sendo considerados os eventos da sorte, o berço de ouro e a bunda virada pra lua. Pense nisso.

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):