sábado, 17 de março de 2012

Transporte Precário


Rio de Janeiro, 13 de março de 2012, 13h47min
Aeroporto Santos Dumont bombando como sempre. Meu voo pra Curitiba é da WebJet, nada contra a nova velha companhia aérea. Pois é, é nova, mas com aeronaves muito velhas, pois são aquelas que voavam pela Varig a muitos anos atrás.
Fico pensando como um país do porte do Brasil pode ser tão deficiente em termos de transporte. E não estou falando só do permanente caos aéreo. Nada funciona a contento, os meios de transporte estão em colapso.
O trânsito é o que se vê diariamente ao vivo e a cores, um verdadeiro inferno, principalmente nas capitais, embora muitas cidades do interior estejam igualmente sofrendo desse mal.
Utilizar o transporte público é um exercício de paciência, pois além de caro, é sofrível. Um exemplo disso são as lotações em Porto Alegre, aqueles ônibuzinhos vermelhinhos que costuram pelo trânsito engarrafado. Pois bem, os vermelhinhos foram criados justamente para proporcionar mais conforto e qualidade no transporte, por isso é bem mais caro que o ônibus normal. Mas também não funciona, pois andam sempre lotados e não adianta sinalizar para que parem, porque simplesmente passam “voando” e deixam os usuários a ver navios, ou melhor dizendo, a ver o onibuzinho desaparecer em meio ao trânsito caótico.
Poderia falar do trem ou do metrô, esse sim um transporte de primeiro mundo, mas infelizmente não conheço esse meio de transporte, já que vivo no Brasil e ainda não tive a oportunidade vê-lo nos países que o utilizam em larga escala, especialmente na Europa. Então, borá lá aos trancos e barrancos do jeito que dá. É assim, ou a vida pára, então que ande assim, desse jeito.

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):