quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As eleições e seus protagonistas

Passado o pleito eleitoral, é possível fazer uma avaliação de tudo o que aconteceu ao longo desse importante processo. Não é do perfil do blog e dos blogueiros escrever “tratados”, portanto, destacarei de forma resumida neste post o perfil heterogêneo dos candidatos, em especial para os cargos do Legislativo.



Estiveram em evidência antes e após o pleito, candidaturas, digamos, pouco convencionais, atípicas, formando um grupo que colocou em destaque profissionais da área artística e esportiva, algumas delas bem sucedidas, outras nem tanto, além de grandes fracassos. Não citarei nomes porque teria que mencionar a famigerada eleição de um fantoche que de forma ridícula aconteceu em São Paulo.

Verdade é, que esse grupo, “artístico/esportivo” acabou por trazer ao cenário político situações que em muito pouco contribuíram para a Democracia, já que no mais das vezes essas candidaturas foram fomentadas pelos chamados “partidos barriga de aluguel” que são inexpressivos no cenário nacional, com ideologia indefinida ou inexistente.

Por outro lado, também foi possível observar que políticos tradicionais, presentes em todas as eleições, não participaram do pleito deste ano e alguns que participaram, não foram eleitos ou reeleitos, o que motivou inúmeros discursos e manifestações de “aposentadoria” da vida política.

Definitivamente foi um processo eleitoral diferente.

De um lado os “novos políticos” formado por um grupo que a rigor não reúne condições técnicas para ocupar cargo publico algum. Parte foi eleita... De outro lado os “políticos tradicionais” que embora reúnam condições técnicas para ocupar cargos públicos, em geral não reúnem condições éticas. Parte foi eleita...

Conclui-se então, que de diferente apenas a mudança dos nomes, contudo o quadro futuro que se vislumbra continua sendo desanimador, sombrio.

Mais uma vez os políticos foram os protagonistas das eleições, quando deveria ter sido o povo, que insiste em não exercer o seu papel.

Um comentário:

Maicon disse...

Esse ano, ao invés de ladrões sem vergonha, foram eleitos palhaços...
ou seja, antes palhaço que ladrão fazendo festa com meu dinheiro, pois pago impostos...

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):