sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fanatismo? Isso é que não!!!!!!



Tem um filme que assisti, à priscas eras, que ainda lembro até hoje. The life of Brian (A vida de Brian) do grupo Monty Phyton. É tri!, do tipo muito bom mesmo!.
Apenas para dar um gostinho, o filme conta a história de Brian, judeu, nascido vizinho de Cristo, que por uma série de coincidências é confundido com o verdadeiro messias filhote d’Ele que os judeus esperam à longa data, para sua salvação (viram, usei um apóstrofo... massa!).


O filme em si faz uma sátira bem humorada ao fanatismo e a absurda mania que as pessoas têm de não pensar por si próprios, além de outras coisas.
Mas enfim, não é do filme em si que quero falar, ou melhor, não é de todo o filme. O que me vêm volta e meia é umas das últimas cenas, com Brian sendo crucificado e talicoisa. Como se fosse o próprio messias ele começa a cantar para deleite dos demais pendurados em cruzes ao seu lado:
- Olhe sempre o lado bom da vida, tchuru, tchurururururu... Olhe sempre o lado bom da vida, tchuru, tchurururururu...
Lembrei do filme nesta semana. Mais precisamente, lembrei do filme na quinta-feira pela manhã (19/08/2010), um dia após o Internacional ter ganho pela segunda vez o título de campeão da Libertadores da América (àquele mesmo que o Grêmio ganhou ainda no ano de 1995).
Raios! Raios duplos! Raios triplos! Assistir a vitória do co-irmão vermelho e a sua comemoração vermelha se espalhando pelas ruas do estado é o opróbrio! É o opróbrio! (Quero só ver tu falar rapidinho essa palavra, por três vezes consecutivas).
Pelas barbas do profeta, Batman! Que mundo é esse que permite que o co-irmão se iguale ao glorioso Tricolor dos Pampas?
Então, eis que num momento de iluminação lembro de Brian, e penso:
- Esta vitória do co-irmão nos dará ânimo renovado. Em breve, muito breve, breve mesmo, estaremos novamente pintando de azul os céus da América. Voltaremos tricolores! Voltaremos! Vol-ta-re-mos!!!!!!!!!!! A terra é azul, já disse Gagarin! Azulazulazulazul!!!!!!!!!
Mas sem fanatismo, que não acho isso legal!
E canto com convicção: olhe sempre o lado bom da vida, tchuru, tchurururururu... olhe sempre o lado bom da vida, tchuru, tchurururururu...

Dica de filme: A vida de Brian (The life of Brian)...
Dica de Música: "The Bright Side of Life"

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):