sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Liderança: não confundir com chefia

Amigos(as) Leitores(as)!!

A partir de hoje vou tomar a liberdade de ocupá-los com alguns post’s sobre o que penso a respeito de Liderança. Fiquem à vontade para opinar, discordar, criticar e até mesmo elogiar se for o caso.

Tenho observado o papel das lideranças em ambientes como a política, empresas, esporte, crime, entre outros. Definitivamente liderança não pode ser confundida com chefia, para ser líder não é necessário ocupar um cargo ou um posto que se sobreponha a um grupo que é comandado.


Se você precisa de um crachá e um grupo de comandados para sentir-se um líder, então desista ou vá estudar pra ser um líder verdadeiro.

Sim!!! Vá estudar!!! Liderança não é necessariamente uma questão de perfil que nasce com o sujeito, é possível desenvolver. Claro que algumas pessoas possuem um perfil mais apropriado para liderança, mas isso não é condição para que sejam líderes. Nem significa que aquelas que não possuem esse perfil não possam desenvolver-se e tornarem-se grandes líderes.

Liderar é assumir uma responsabilidade tamanha, que o cargo ocupado é o que menos importa, pois exercer bem o papel e ser reconhecido como um líder e não apenas alguém que detém o poder e o impõe, é o grande desafio e a grande gratificação.

Servir aos liderados, saber servir-se e não apenas ser servido, talvez esta seja a linha básica a ser adotada pelo líder.

Servir aos liderados em primeiro lugar, pois são eles, verdadeiramente os mais importantes, então, a eles, o melhor tratamento possível.

Saber servir-se também é importante, pois o líder tem necessidades então deve empreender suas forças para saná-las.

Ser servido, é o menos importante, pois o líder que serve aos seus liderados e sabe servir-se, receberá em troca cumplicidade, formará parcerias sinceras e duradouras que naturalmente fará com que as pessoas ao seu redor percebam o que deve ser feito e o façam, por convicção, não porque “o chefe manda”

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):