terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A mulher casada que morreu solteira! - Capítulo II

Apenas uma única vez Olavo não ouviu os conselhos de Tito. Foi quando a conheceu. Naquele instante, em que seus olhares se cruzaram, sabia que ela seria sua, e ele seria inteiramente dela, para sempre, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. E no resto também. Disse isso a Tito ainda na casa de favores.
- Ela será a minha mulher, Tito. Vou levá-la comigo ainda esta noite.
Olavo então foi até ela, contou-lhe seus sentimentos e lhe pediu, quase aos prantos, que ela fosse embora com ele dali. Ainda assustada, ela lhe disse que já tinha notado os olhares de Olavo, mas que assim, pega no calor da hora, nada poderia decidir. Pediu então a Olavo que a procurasse em casa no outro dia, na Rua Quintino Bocaiúva, para terem uma conversa mais reservada e definitiva sobre o assunto. Olavo passou o restante da noite em claro, em vigília.
- Deus, este resto de noite que não passa! Como custa a amanhecer!
Volta e meia dizia impropérios ao léu, numa zanga consigo mesmo por não tê-la tirado da casa de favores ainda naquela noite. Tito entendia o amigo, Ela de fato era linda. Mas, reticente, perguntava a Olavo de tempos em tempos se ele realmente estava certo de que era isso que queria, e se realmente era isso que deveria fazer. Onde iriam morar? Como iriam viver? Ela lhe seria fiel? Tito lhe questionava e lhe respondia ao mesmo tempo:
- Olavo amigo. Tu és um vulgo do interior, homem! Um ninguém aqui na capital. Tens tuas terras, tens teu trabalho lá em nossa vila. Vais largar tudo por um rabo de saia? Confesso, ela faria qualquer um perder a noção. Mas tens certeza do que fazes? E ademais, do que vais viver? Como vais te sustentar e como vai sustentá-la, com o pouco que tiras de tuas terras? Para nós, vulgos, o que ganhamos é o suficiente para vivermos, além de nos permitir alguns exageros no meretrício. Mas e a ela, será suficiente? Ouça-me, ela não lhe será fiel amigo. Lembre-se do que digo, ela é uma camélia. E ainda que a torne uma dama agora, saberás que seu passado ainda será para todo o sempre o de uma camélia. Confiarás tua vida e teu coração a ela?
Deveria Olavo confiar naquela moça?

Você saberá no próximo capítulo de A mulher casada que morreu solteira!

Nenhum comentário:

..Assuntos (clique num assunto abaixo para filtrar os artigos):